Guia para Novatos.

Hey, é novo neste mundo de RPG e está perdido? Pois bem, você veio ao local correto.



Sumário

I. O que é um RPG?

II. ON e OFF

III. Ações


O que é um RPG?

Primeiramente, a sigla RPG, em inglês, significa "Role-Playing Game." Consiste em um jogo de interpretação de personagens, onde você assume a forma de uma pessoa imaginária, que é dotada de características tanto físicas quanto mentais previamente definidas por você, e passa a interagir com outros personagens dentro de um determinado espaço. Fica inteiramente a cargo de sua imaginação definir como esse personagem será, contanto que esteja dentro das regras previamente definidas aqui dentro, sem apresentar nenhum exagero ou overpower (denominação para exagero de poder).

Neste caso, neste RPG, você irá assumir um papel de estudante do colégio mais famoso em Madrid, o Las Encinas. Ao decorrer da trama, você está sujeito a passar por diversos empecilhos, como presenciar alguma morte ou coisas bem preconceituosas, já que o RPG além de promover divertimento, tem intuito de abordar problemas inseridos na sociedade, e buscar um meio de gerar conhecimento, promovendo empatia e crescimento pessoal.


ON e OFF

Como trata-se de um RPG, onde viajamos em um mundo imaginário de fantasias e aventuras fora da realidade, é aceitável que seja criada uma barreira entre o que é real e o que não é. Pensando nisso, e querendo maximizar os níveis de interpretação e envolvimento com o Elite o ON e o OFF passaram a ser adotados dentro de alguns RPGs no Habblet, inclusive o nosso.

ON, é tudo aquilo que você faz dentro do RPG, contatando seu personagem em suas ações.

OFF é aquilo que você quer dizer enquanto se encontra dentro do RPG, sendo você na vida real, sentado na cadeira à frente do computador; é diferenciado do ON por meio de colchetes, por exemplo:

[Espera um segundinho, vou ali almoçar e já venho.]

O OFF pode ser usado, porém, não é para exagerar e fazer longas conversas. Se quer conversar em OFF, simplesmente saia da sala do rpg ou utilize o método de sussurro. Não fique conversando com gente que está fora do RPG, existem outras maneiras disso, ou apenas, fique fora.

Ações

Ações são os meios pelos quais você expressa os seus movimentos dentro do RPG. As ações são feitas de uma maneira diferente, e exigem imaginação por parte dos jogadores. As ações no rpg ocorrem entre asteriscos, por exemplo:

*Ergue a mão direita realizando movimentos para as laterais, com intuito de chamá-lo.*

Já as falas do personagem, devem sempre ficar do lado de fora, por exemplo:

Hey, como você está? *Perguntaria em um tom de dúvida ao analisar o semblante da garota.*

Ações grandes dão mais realidade ao rpg, porém, muito longas deixam o RPG chato e cansativo, portanto, tente sempre explicar tudo de modo que todos possam entender, por exemplo:

*Sem retirar os olhos dos lábios marcantes do garoto, inclinaria-se para frente encostando nossos lábios.*

Com o tempo você aprimora sua interpretação e consegue melhorar nos pontos de descrição, portanto, é só seguir essas dicas que você saberá o que fazer. Ações de uma palavra como *beijo* ou *abraço* ou *corro* funcionam como se não existisse. Isso significa dizer que caso você ataque alguém, e ele escreva "*corro*", significa que seu ataque acertou-o. Faça ações um pouco maiores, não necessitando demorar tanto ou simplesmente sendo prolixo. Seja breve, mas eficiente.

*Sairia corrrendo do local demonstrando pressa.*

Utilizações extras

Assim como as ações citadas acima, os personagens necessitam também exercer "ações" íntimas, de si para si. Por isso, destacamos também interações para se realizar como:

Sussurrar: Introduza no fim da frase o sinal "=S=", desta forma seu personagem estará surrurrando algo. Veja o exemplo abaixo:

Hey, olha o cabelo daquela garota. =S=

Gritar: Introduza no fim da frase o sinal "=G=", desta forma seu personagem estará gritando algo, para dar mais enfasê é interessante que se utilize letras em CapsLock ativo. Veja o exemplo abaixo:

WOOOOW, QUE FODA! =G=

Pensamento: Introduza no início e no fim da frase o sinal "[~]", desta forma seu personagem estará expondo o que pensara naquele momento. Veja o exemplo abaixo:

[~] Caralho, que aula chata! Acaba logo.[~]

Abreviações: Introduza antes de qualquer abreviação uma aspa simples: ', desta forma você garante que seu personagem estará utilizando o discurso informal e trata-se de uma abreviação. Não é recomendado que se utilize sempre abreviações. Embora traga uma aproximação a "realidade", fazer sempre o uso de abreviações, deixa seu linguajar e seu personagem pobre (menos interessante). Veja o exemplo abaixo:

Hey, tudo bem? como 'cê 'tá?

Por fim, é necessário salientar que você observe a estrutura da frase, assim como a pessoa do discurso e o tempo verbal ao qual a ação/verbo se refere.